Resenha Literária: Fortuna - A Saga da Riqueza.

22 de julho de 2015

Meninas...

Hoje é quarta e eu nem preciso dizer que post terá hoje... Né?!
Trago para vocês a resenha do livro Fortuna - A Saga da Riqueza da Autora Cassia Cassitas.
E vai ser uma resenha bem diferente hoje... Uhh, suspense!


Mas porque? Ah, você não quer que eu revele logo aqui na introdução??
Então vamos logo ao post completinho e acabar com esse enrola!
Vem comigo!


Oiiie Miinhas Cutes!!!

Meninas, e hoje estamos no meio da semana e logo mais ela estará acabando e iniciando o ciclo.
Estou pensando que talvez eu não venha postar semana que vem, estou recolocando minha cabeça no lugar e as coisas também, e estou precisando de um tempinho para organizar tudo... Tanta aqui no meu quarto, como no meu computador, quando nas minhas ideias, quanto em tuuudo, Mas não tenho certeza absoluta, mas como vocês bem sabem, é quase certo eu vir semana que vem!

Mas voltando para o assunto do post.. Vamos conhecer hoje o livro da autora fofa Cassia Cassitas.
E como eu disse, vai ser um pouquinho difícil falar dele, porque para minha pessoa foi uma leitura um pouco difícil de entender! Também não acreditei, mas foi um pouquinho complicado. Não todo o livro mais algumas partes, e essas partes vocês vão compreender melhor na resenha, que estará aqui abaixo. Okay? Mas para vocês que não lembram da parceria, ou querem ver melhor como chegou o livro, eu vou deixar o post aqui... Então vão lá, dá uma conferida e volta aqui para terminar de ler!
De Cultura a Beleza: Nova Autora Parceira + Mimos Recebidos: Cassia Cassitas.

Já voltou?? Deu uma olhadinha mesmo? Então tá, vou acreditar!
Então como deu para ver e se você não foi lá no post, pode deixar que eu falo.
O livro veio direto da livraria e então não veio com marcador e nem autografado.
Infelizmente choramos #Brincadeira ... Mas eu tinha comentado que não tinha curtido a entrega da Livrarias Curitiba, porque o livro aparentemente veio um pouco gasto, tem até uns risquinho no lado e eu fiquei um pouco chocada! E a autora super fofa, falou que tinha ficado triste, porque contava apenas com eles para entregar os livros dela e que para cobrir isso, ela teria uma surpresa para minha pessoa, e que ela revelaria depois da resenha! Então pode deixar que eu venho contar aqui! Sim, estou muito curiosa, Haha!

Mas vamos começar logo a resenha, antes que fique enooorme este post ;)
Vamos nessa...

Iniciei a leitura dia (16/07) e Terminei a leitura dia (20/06)

Sinopse:

Resenha:
O livro conta a trama familiar de Ricardo um economista e sua mulher Carolina uma arquiteta e que está gravida de seis meses, na verdade essa trama ocorre pelo fato de Ricardo ser uma pessoa que leva o trabalho muito a sério, e quando a bolha imobiliária estoura nos Estado Unidos, leva ele a um desespero total, que ó fator que abala seu envolvimento com sua família. O livro conta entre um capitulo e outro, a história de Ana, uma italiana que vive no meio da crise e da guerra, onde muitos vinham para o Brasil em busca de melhores condições. O livro tem um enriquecimento de informações históricas! No decorrer do livro, descobrimos o que essas duas histórias tem em comum.
O livro contém 261 páginas, 16 capítulos, sumário e folhas amarelas.
 * Contém também umas frases que iniciam algumas partes da história!

Olhando para o livro, pensamos que ele trata apenas de economia, o que de fato não é totalmente errado... Mas o que vem a nossa mente, é que falará de coisas muito complexas e que quem não é tão ligado em economia ou coisas ligadas a ela, ficará sobrando na história. Eu achei que seria assim, e nas primeiras paginas me senti um pouco perdida quando começa a falar desses assuntos! Mas a escrita fluida da autora, faz com que conseguimos seguir com a leitura. Mas como eu estava falando, o livro além de falar de economia, também foca em outro assuntos. Ele mostra o que essas crises fazem com as famílias e mostra que pode afetar as pessoas. Sem contar que o livro trás muitas explicações de fatos que aconteceram. Ele é um livro que ensina, um livro onde você vai terminar de ler e vai saber algo além da história. eu gostei disso, mas apenas em algumas partes! Eu achei a escrita bem fácil e fluida, ela te ajuda a continuar e querer terminar o livro. Mas de assuntos bem complexos!

** Deixa eu explicar como o livro se divide. Temos a história de Ricardo e Carolina, nos tempos atuais e também temos a história de Ana, que no decorrer da história, entendemos o ligamento desses personagens. E eu só conseguia avançar mesmo, quando chegava nessas partes da Ana, porque eu achava mais interessante. 

Os personagens, eu mesma não consegui me apegar muito a eles. Eu gostei mesmo da Ana e o resto teve minha reprovação. Mas foi a personalidade deles que fez eu não gostar deles. O Ricardo no inicio, pois depois descobrimos que ele tem uma síndrome, me fez achar que ele era aquelas pessoas mimadas que já são velhas, mas continuam com o mesmo espirito de criancice. Eu via ele como uma pessoa que nunca estava satisfeita com alguma coisa que realizou. Sabe aquelas crianças que quer um celular, vai de tudo para ter e quando não tem não dá a minima e depois já quer um videogame?... então! E mesmo depois de descobrir o que ele estava passando, eu continuei sem entender o porque de tudo isso. Mas calma, isso vocês irão entender nos pontos negativos! E já Carolina, além de entender porque das atitudes dela serem assim, eu achei que ela passava muito a mão na cabeça dele, ao invés de ser curta e grossa para o bem dele. Ela achava que deixar ele acreditar no que ele queria iria ajuda-lo mas só piorou. E se ela tomava alguma atitude mais rude, logo voltava a passar a mão na cabeça dele. Mas os personagens, eles são ótimos, foram muito bem desenvolvidos, e também passaram uma realidade excelente

Esse livro tem de ponto positivo todo o aprendizado que ele passa para o leitor, Mesmo você não entendendo bolhufas dessas coisas de economia e tals, você vai se sentir a par e vai conseguir tirar alguma coisa de bom para levar com você. Eu achei interessante que citam o Playcenter e fala várias coisas dele, de quando começou e como era. A autora é ótima para colocar coisas da história e de tempos passados para você aprender e nem perceber. Então foi um ótimo ponto e eu adorei ter essa experiencia de um livro que tem várias "lições" no meio da história.

Mas então chagamos ao ponto negativo, onde a autora é boa para escrever de um jeito fluido, é boa para deixar ensinamentos, é boa para mostrar a realidade e mostrar como realmente acontece hoje em dia.... Mas eu achei que ela falhou em alguns pontos em criar uma história com todos esses fatos!
Porque? Eu juro que tentei entender o motivo de todas as atitudes que Ricardo teve. Juro mesmo, mas várias vezes, inclusive quando terminei de ler, do porque, qual motivo real que o fez ficar assim? Não estou dizendo que isso não pode acontecer... Tem gente que realmente se importa em dar um "igualdade" as nossas classes: Alta, Média, Baixa. Mas o que faltou no livro foi o foco na história.
O livro já começa mostrando o distúrbio dele, e o que ele realmente pensava, o que ele realmente queria?? Pode ser que nem ele sabia... Mas qual foi o motivo das atitudes dele em Fernando de Noronha? Então, não sei se foi apenas comigo, mas eu não vi respostas para algumas das minhas duvidas. 

Eu achei o final meio estranho. Tentei entender o porque da conclusão, mas não cheguei a outra teoria além de, Ricardo está muito doente e desde o inicio, ele lutava por algo que não sabia o porque estava lutando. Ele achava que queria algo, mas estava mostrando de uma forma totalmente sem nexo. Realmente este livro me deixou no meio do muro. Porque, em quanto eu gostei muito de algumas coisas... Eu detestei totalmente outras. Então cabe você leitor ler e escolher qual sua conclusão para esta obra ;)

Uma obra que ensina muito o leitor.
Recomendado :)


Eu resolvi tirar duas estrelinhas, porque essas falhas e essas duvidas que ficaram em mim, foram pontos muito fortes! Mas o livro é muito bom, por todo ensinamento que ele passa, as informações históricas, é ótimo, tudo isso em uma obra que te surpreende!

Eu realmente comecei a ler sem criar nenhuma expectativa e sem traçar coisas na minha mente de como seria a história e ele em todo. Por isso me surpreendi muito e passei longe de me decepcionar. Foi muito bom a experiencia, mas não sei se releria por esses tempos... Acho que eu preciso de um momento melhor para ver se eu que tive falhas, ou se realmente o livro continuará com as impressões que me passou. 

Então Cassia Cassitas, espero que tenha gostado da resenha... Adorei nossa parceira, adorei ter conhecido você e sua obra... Pois nela vi que pessoas que são super voltada para humanas, podem com uma linguagem mais suave e mais fácil, entender esse mundo! Muito obrigada pelo mimo e muito obrigada pela oportunidade. Espero que eu tenha conseguido retribuir o carinho que senti vir de você!! Beijos Flor.

Obviamente eu irei deixar todos os Meios de Contato da autora, e sei que vocês vão ir lá acompanhar ;)
FanPage da Cassia Cassita.
FanPage do Livro: Fotuna - A Saga da Riqueza.
FanPage (em inglês) do Livro: Sunday, The Game.
Google+ da Cassia Cassita.
Twitter da Cassia Cassita.
LinkedIn da Cassia Cassita.

Então vou ficando por aqui.
Espero que tenham gostado.
Beiijos e Tchau Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário